Notícias

GERAL

Matéria Publicada em: 29/06/2021

FUTUROS DO ÓLEO SE RECUPERAM, SOBEM MAIS DE 5% EM CHICAGO E PUXAM PREÇOS DO GRÃO



O mercado da soja vem intensificando seu movimento de altas na Bolsa de Chicago na tarde desta segunda-feira (28).

O mercado da soja vem intensificando seu movimento de altas na Bolsa de Chicago na tarde desta segunda-feira (28). Os futuros da oleaginosa, por volta de 13h40 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 30,75 e 41,50 pontos nas posições mais negociadas, com o julho sendo cotado a US$ 13,59 e o novembro a US$ 13,10 por bushel. 

Ao mesmo tempo, subiam ainda os preços do óleo de soja, os quais despencaram na última sexta-feira (25) depois da decisão da Suprema Corte americana sobre os mandatórios dos biocombustíveis. Assim, com essa retomada, os futuros do derivado subiam mais de 5%. 

"A decisão (da Suprema Corte) ainda precisa passar pela EPA (agência ambiental) e depois pela sanção presidencual, e se espera manutenção dos mandatórios", explicam os analistas de mercado da Agrinvest Commodities. Ao lado da questão dos derivados - os futuros do farelo acompanham e sobem mais de 1% - a questão climática norte-americana segue no centro das atenções dos traders. 

No último final de semana, o Corn Belt recebeu algumas chuvas, porém, as mesmas se mantiveram concentradas no leste do cinturão, enquanto o oeste ainda é a região que mais sofre com a seca. E as previsões seguem sinalizando poucos volumes para esta região nos próximos dias. 

"Os estados localizados ao oeste do corredor, como as Dakotas, e planícies do norte, receberam  poucas chuvas, ou nada, se assim podemos classificar. O lado oeste do corredor está com deficiência hídrica e as previsões climáticas para os próximos 10 dias não mostram chuvas adequadas e capazes de repor a deficiência acima citada", explica Ginaldo de Sousa, diretor do Grupo Labhoro.

No final do dia, após o fechamento do mercado, os traders recebem o novo boletim semanal de acompanhamento de safras do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e até lá vai especular sobre as condições das lavouras norte-americanas. 

Do mesmo modo, se intensifica também a especulação diante da espera pelo novo boletim que o USDA traz na quarta-feira, 30 de junho, com a correção da área plantada dos Estados Unidos. A sinalização é de aumento em relação à última estimativa e o mercado também monitora bem de perto a expectativa pelos novos números. 

"O mercado está um pouco sobre vendido, e olha para o relatório do dia 30 como algo menos tenebroso, devido a toda correção efetuada na semana. Deste modo, estimamos que o mercado neste momento e diante das previsões climáticas com menos chuvas num momento importante e pós plantio, demanda chinesa, e também das expectativas do relatório desta semana, o  espaço para queda fique um pouco limitado, e o mercado  poderá reagir positivamente", complementa Sousa.

Fonte: Notícias Agrícolas

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Sbado 19/04/2024

25º
Parcialmente Nublado
13º 25º Eugênio de Castro
13º 25º Santo Ângelo
13º 26º Caibaté
13º 26º Vitória das Missões