Notícias

GERAL

Matéria Publicada em: 02/10/2017

SAFRA DE SOJA BRASILEIRA



Estimativas para a área plantada e de produção de soja do Brasil na safra 2017/18 para 34,56 milhões de hectares e 109,9 milhões de toneladas, respectivamente, disse a consultoria nesta sexta-feira.

A AgRural elevou ligeiramente suas estimativas para a área plantada e de produção de soja do Brasil na safra 2017/18 para 34,56 milhões de hectares e 109,9 milhões de toneladas, respectivamente, disse a consultoria nesta sexta-feira. Na projeção anterior, divulgada em agosto, a AgRural estimava a área de plantio da soja em 34,49 milhões de hectares e a produção em 109,7 milhões de toneladas.

A revisão na estimativa foi feita enquanto o Brasil, maior exportador global de soja, começa o plantio de forma mais lenta este ano, na comparação com 2016/17, quando a safra foi recorde (114 milhões de toneladas). A plantio da soja no Brasil alcançou 1,5 por cento da área total até quinta-feira, disse a AgRural, favorecida por chuvas isoladas em algumas áreas e previsões de mais precipitações para os próximos dias.

No entanto, apesar do avanço ante a semana passada, quando o plantio havia alcançado 0,3 por cento da área, os trabalhos continuam atrasados ante os 4,8 por cento no igual período do ano passado e os 2,3 por cento da média de cinco anos, disse a consultoria. Por enquanto, especialistas não veem problemas de atraso no plantio. Se isso continuar ocorrendo, pode impactar a semeadura da segunda safra, de milho ou algodão.

Nos principais Estados produtores, o Paraná lidera o plantio, com 7,3 por cento da área semeada, mas bem atrás dos 17 por cento no igual período do ano passado. O plantio também está atrasado no Mato Grosso, onde os trabalhos alcançaram 1 por cento da área, ante 6,5 por cento há um ano, segundo dados da AgRural. Já relatório divulgado nesta sexta-feira pelo o Instituto Mato-grossense de Agropecuária (Imea) estimou o plantio de soja do Mato Grosso em 4,5 por cento, um atraso de 4,35 pontos percentuais ante a safra passada.

MILHO VERÃO

As estimativas para a área e produção de milho primeira safra, por sua vez, foram revisadas para baixo, para 2,97 milhões de hectares e 21,6 milhões de toneladas, respectivamente. Em agosto, quando havia sido divulgada a estimativa anterior, a AgRural projetava que a área plantada com milho da primeira safra alcançaria 3,02 milhões de hectares.

Para a produção, a AgRural projetava 22,5 milhões de toneladas. Segundo a AgRural, a queda na área do milho primeira safra foi liderada pelos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que reduziram a área plantada com milho em 28 e 16 por cento ante o ano passado, respectivamente, devido à maior rentabilidade da soja.

O plantio de milho verão chegou a 23 por cento da área que deve ser destinada ao cereal no centro-sul do Brasil. Uma semana atrás, 19 por cento da área estava semeada. O número está em linha com os 24 por cento da média de cinco anos. Áreas atingidas pela estiagem de setembro precisam de chuva com urgência, especialmente no Paraná e em Santa Catarina. Tais precipitações deverão ocorrer no final de semana, mas deverão se intensificar na segunda-feira.

Fonte: Reuters

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Sbado 21/10/2017

23º
Nublado e Pancadas de Chuva
17º 22º Eugênio de Castro
19º 24º Santo Ângelo
18º 23º Caibaté
18º 24º Vitória das Missões