Notícias

TRIGO

Matéria Publicada em: 09/10/2017

CHEGANDO AO FIM CICLO DE PRODUÇÃO DO TRIGO GAÚCHO



Os maiores percentuais entre os estágios fenológicos são os de final de floração e enchimento de grãos.

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (05/09), a cultura do trigo está avançando rapidamente para o final do ciclo de produção. Os maiores percentuais entre os estágios fenológicos são os de final de floração e enchimento de grãos.

As lavouras em maturação apresentam coloração amarela pouco intensa, com espigas pequenas e baixo potencial produtivo. As primeiras lavouras colhidas, menos de 1% do total plantado, apresentam produtividade abaixo do esperado e um aumento, em relação aos anos anteriores, na incidência de lagartas, necessitando maior número de aplicações de inseticidas em diversas delas.

Segundo a Emater/RS-Ascar, as recentes chuvas acompanhadas de ventos fortes provocaram acamamento em algumas lavouras em estágio mais avançado do ciclo. A maioria das regiões produtoras continua com a previsão de que muitos agricultores irão solicitar o seguro (Proagro). Técnicos da Instituição já realizaram o primeiro laudo de vistoria e aguardam a proximidade da colheita para realizar o segundo laudo e, assim, determinar com maior precisão o percentual de perdas na cultura.

Fonte: Emater RS

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Quarta 13/12/2017

34º
Predomínio de Sol
19º 33º Eugênio de Castro
23º 35º Santo Ângelo
20º 34º Caibaté
20º 34º Vitória das Missões