Notícias

SOJA

Matéria Publicada em: 22/03/2018

AgRural: COLHEITA DE SOJA ATINGE 58% DA ÁREA NO PAÍS



Os trabalhos, no entanto, estão atrasados na comparação com os 62% da mesma época do ano passado.

O levantamento semanal de acompanhamento de safra da consultoria AgRural mostra que até a quinta-feira (15) a colheita da soja atingiu 58% da área estimada para o Brasil. O ritmo avançou 10 pontos percentuais sobre os 48% da semana passada e abriu uma vantagem de 3 pontos em relação à média de 55% da média dos últimos cinco anos. Os trabalhos, no entanto, estão atrasados na comparação com os 62% da mesma época do ano passado. Segundo a AgRural, Mato Grosso lidera com 91% de sua área já colhida. “Em seguida aparecem Mato Grosso Sul, que saltou de 69% para 86% em uma semana, e Goiás, onde 81% da área está colhida. No Paraná, os trabalhos ganharam fôlego no norte, levando a área colhida do estado a 69% e praticamente eliminando o atraso em relação ao ano passado.”

Os técnicos comentam que a colheita chegou a 2% no Rio Grande do Sul, 18% em Santa Catarina, 72% em São Paulo, 56% em Minas Gerais, 15% na Bahia, 25% no Tocantins, 20% no Maranhão, Piauí e Pará, e 90% em rondonia

CHUVA

Os levantamentos de campo da AgRural constaram que na região do Matopiba tem chovido acima da média e as previsões são de novos volumes na segunda quinzena de março. “Os produtores estão colhendo no intervalo das chuvas, mesmo com umidade alta. Até o momento, contudo, não há relatos de perdas de qualidade”.

Eles observam que no outro extremo do Brasil, as chuvas desta semana chegaram na hora certa para as áreas mais tardias do Rio Grande do Sul, que ainda precisam de umidade para terminar o enchimento de grãos. “No noroeste gaúcho, a colheita ainda é pontual, mas deve começar a andar mais rápido a partir da semana que vem.”

SAFRINHA

Em relação ao milho de segunda safra, o levantamento mostra que até ontem 92% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 81% uma semana antes, 96% um ano atrás e 90% na média de cinco anos. “Em Mato Grosso e São Paulo, os trabalhos já estão encerrados. Nos demais estados, o plantio chegou a 94% no Paraná, 95% em Minas Gerais, 76% em Mato Grosso do Sul e 85% em Goiás.”

Segundo os técnicos, os bons volumes de chuva registrados nesta semana aliviaram a preocupação dos produtores em relação à falta de umidade em algumas áreas de Mato Groso. “Para a semana que vem, há mais chuva nos radares – o que é especialmente favorável às lavouras que já começam a entrar em fase reprodutiva no estado.”

MILHO VERÃO

A AgRural informa que a colheita da safra de milho verão 2017/18 estava feita em 34% da área do Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (15), ante 28% na quinta anterior (08), 47% no ano passado e 45% na média de cinco anos. “Com apenas 33% de sua área colhida - resultado do plantio tardio e do foco dos produtores na colheita da soja -, o Paraná segue pressionando a média do Centro-Sul para baixo. Goiás, que colheu apenas 6% da área, também está atrasado devido ao plantio feito mais tarde.”


Fonte: Revista Globo Rural

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Sexta 29/03/2024

29º
Parcialmente Nublado
18º 29º Eugênio de Castro
19º 29º Santo Ângelo
19º 30º Caibaté
20º 30º Vitória das Missões