Notícias

GERAL

Matéria Publicada em: 16/07/2018

CHUVAS PODEM ATRASAR PARA O INÍCIO DO PLANTIO NA PRÓXIMA SAFRA COM VOLTA DE EL NIÑO, DIZ INMET



A probabilidade é de que alguns estados como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará tenham chuvas abaixo da média nos próximos meses, enquanto o Sul do país tem uma probabilidade de chuvas acima da média.

O Notícias Agrícolas conversou com a meterologista Márcia Seabra, do Instituto Nacional de Tecnologia (Inmet), que destacou as principais condições que indicam a tendência de um El Niño para o segundo semestre deste ano.

A probabilidade é de que alguns estados como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará tenham chuvas abaixo da média nos próximos meses, enquanto o Sul do país tem uma probabilidade de chuvas acima da média, o que pode ser um indicativo para o fenômeno.

Esse fenômeno também é conhecido por ocasionar menos chuvas no Norte e no Nordeste, de forma que deve ser acompanhado de perto, já que a seca provocada pelo El Niño no Nordeste é preocupante.

As condições já estão se configurando. Para os próximos trimestres, a probabilidade é maior para a ocorrência de um El Niño do que de um período neutro. Para dezembro, janeiro e fevereiro, há uma probabilidade de 71% de ocorrência.

Fonte: Noticias Agriciolas

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Sexta 29/03/2024

29º
Parcialmente Nublado
18º 29º Eugênio de Castro
19º 29º Santo Ângelo
19º 30º Caibaté
20º 30º Vitória das Missões