Notícias

GERAL

Matéria Publicada em: 11/01/2019

CIDADES DO RS ACUMULAM CERCA DE 150 MM EM 24 HORAS



Depois de dias difíceis no final do ano passado, as precipitações retornaram ao estado e em altos volumes. Produtores enviaram fotos de lavouras encharcadas.

As chuvas desta quarta-feira (09) em áreas do Rio Grande do Sul foram bastante volumosas. Depois de dias difíceis no final do ano passado, as precipitações retornaram ao estado e em altos volumes. Produtores enviaram fotos de lavouras encharcadas.

Segundo levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os cinco maiores acumulados registrados em todo o Brasil ontem foram em cidades gaúchas. Algumas, inclusive, acumularam cerca de 150 milímetros em apenas 24 horas.

Os cinco maiores registros de precipitações no país foram registrados em estações do Inmet nas cidades de Bagé (RS): 162,0 mm, Dom Pedrito (RS): 132,4 mm, Santiago (RS): 97,0 mm, São Vicente do Sul (RS): 94,0 mm e Uruguaiana (RS): 87,0 mm.

A falta de chuva nos estados produtores de soja do Brasil foi preocupante nos últimos dias. O Paraná ainda tem a condição que mais preocupa, apesar de precipitações recentes. Ainda é cedo para saber os reflexos porque há locais com precipitações isoladas.

Nesta quinta-feira, por exemplo, a Lar Cooperativa Agroindustrial, relatou ao Notícias Agrícolas por meio de seu presidente, Irineo da Costa Rodrigues, que as perdas na soja na sua região de abrangência devem chegar a 40% nesta temporada.

Depois da estiagem nos últimos dias de 2018, o estado do Rio Grande do Sul volta a ter chuvas, o que deve contribuir para o desenvolvimento da safra. No entanto, segundo relatos e fotos enviadas pelos produtores, o excesso de umidade também já preocupa.

De acordo com a Climatempo, a atuação de um sistema de baixa pressão no extremo Sul gaúcho contribuiu para os altos volumes. Mais chuvas estão previstas. “O Rio Grande do sul e Santa Catarina vão permanecer em alerta na quinta-feira (10)”, destacou a empresa.

“Outro sistema de baixa pressão atmosférica que vai se intensificar no Paraguai vai ajudar a manter e espalhar mais nuvens de tempestades. A previsão é de mais temporais e a chuva ainda pode cair volumosa na fronteira com o Uruguai”, complementou a Climatempo.

O Inmet emitiu alerta de mais chuvas nesta quinta e na madrugada de sexta-feira (11). “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informou.

Aviso para as áreas: Campanha, Oeste Catarinense, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

Ainda de acordo com o instituto meteorológico brasileiro, também há alerta de acumulado de chuva em áreas do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Segundo o mapa de precipitação acumulada do Inmet, nos próximos sete dias, a previsão é de volumes praticamente zerados sobre a Bahia e baixos acumulados em áreas do Maranhão, Tocantins e Piauí, mas boas chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Menores volumes serão vistos no Paraná.

Fonte: Notícias Agrícolas

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Terça 16/04/2024

24º
Chuva
21º 25º Eugênio de Castro
22º 25º Santo Ângelo
23º 25º Caibaté
23º 25º Vitória das Missões