Notícias

SOJA

Matéria Publicada em: 14/04/2020

PERDAS REGISTRADAS NO SUL FAZEM AGRURAL REDUZIR PREVISÃO PARA SAFRA DE SOJA BRASILEIRA



A redução ocorre em função de uma nova diminuição na produtividade do Rio Grande do Sul - a quarta desde o início do ano - e também de pequenos ajustes para baixo em Santa Catarina.

A AgRural reduziu neste mês a estimativa para produção de soja do Brasil na safra 2019/20 de 124,3 milhões de toneladas projetados em março para 123,8 milhões de toneladas. O volume estimado continua sendo um recorde para a safra, mesmo com o corte na previsão.

A redução ocorre em função de uma nova diminuição na produtividade do Rio Grande do Sul - a quarta desde o início do ano - e também de pequenos ajustes para baixo em Santa Catarina. Segundo a consultoria, a boa produtividade registrada em outros Estados compensa parcialmente essas perdas.

Ainda segundo a AgRural, a colheita de soja alcançou, na quinta-feira (2/4), 83% da área cultivada no Brasil. O número representa um pequeno atraso ante igual período do ano passado, quando a colheita estava em 84% da área, mas é superior à média dos cinco anos anteriores. Na comparação semanal, a área colhida avançou 7 pontos porcentuais.


Situação nos Estados
Mato Grosso continua como o Estado em que a atividade está mais avançada, sendo o primeiro a finalizar a colheita. Em Mato Grosso do Sul e Rondônia, os trabalhos de campo estão praticamente concluídos e São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná também se encontram na reta final.

"Nos Estados mais tardios, a colheita avança sem percalços no Rio Grande do Sul, onde o tempo continua predominantemente seco, e começa a ganhar mais ritmo no Matopiba", informa a AgRural em comunicado divulgado nesta segunda-feira (6/4).

Quanto ao milho safrinha, no relatório semanal, a AgRural destaca que a má distribuição e o baixo volume de chuvas em parte do Centro-Sul, especialmente em Mato Grosso do Sul e no Paraná, chama atenção dos produtores.

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Quinta 28/03/2024

30º
Parcialmente Nublado
15º 29º Eugênio de Castro
15º 30º Santo Ângelo
16º 30º Caibaté
16º 30º Vitória das Missões