Notícias

GERAL

Matéria Publicada em: 26/10/2020

BRASIL PLANTA MAIS DE 5 MI HA DE SOJA EM UMA SEMANA, MAS SEGUE O ATRASO, DIZ AGRURAL



O plantio de soja no Brasil avançou 15 pontos percentuais em uma semana, ou cerca de 5,6 milhões de hectares, para 23% da área projetada para o pais em 2020/21, estimou nesta segunda-feira a AgRural.

O plantio de soja no Brasil avançou 15 pontos percentuais em uma semana, ou cerca de 5,6 milhões de hectares, para 23% da área projetada para o pais em 2020/21, estimou nesta segunda-feira a AgRural, notando ainda atraso devido a um lento início por conta das chuvas irregulares. Mais recentemente, as chuvas que chegaram ao Brasil deram fôlego extra ao plantio da safra, acrescentou a consultoria.

"Mesmo assim, ainda há atraso na comparação com o ano passado e a média de cinco anos", pontuou a AgRural. O Estado que mais avançou no plantio foi o Paraná, que agora lidera entre os Estados, com 51% de sua área já semeada. "Mas o Estado precisa de chuvas generalizadas nos próximos dias para assegurar boas condições de germinação e desenvolvimento inicial das lavouras", disse. O plantio também avançou bem em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os três Estados ainda estão atrasados em relação ao ano passado, com destaque para Mato Grosso.

"Mas, com boas chuvas nos radares, espera-se que o ritmo das plantadeiras do Centro-Oeste aumente ainda mais nos próximos dias, disse a AgRural.

MILHO

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21 chegou na quinta-feira a 46% da área estimada para o centro-sul do Brasil, contra 44% uma semana antes e 51% no mesmo período do ano passado. Os trabalhos continuam concentrados nos três Estados do Sul, onde a semeadura caminha para a reta final. "As lavouras se desenvolvem bem no Paraná, mas Rio Grande do Sul e Santa Catarina precisam de chuva com urgência para limitar a perda de potencial produtivo que já se percebe em áreas semeadas em agosto e setembro", disse. Ao longo desta semana, chuvas são esperadas no Sul do país, com os maiores volumes projetados para o Rio Grande do Sul, segundo dados da Refinitiv.

Fonte: Reuters

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Quinta 28/03/2024

29º
Parcialmente Nublado
18º 29º Eugênio de Castro
19º 29º Santo Ângelo
19º 30º Caibaté
20º 30º Vitória das Missões