Notícias

SOJA

Matéria Publicada em: 05/09/2022

STONEX ESTIMA RECORDE MAIS ACENTUADO DE SOJA EM 2022/23



Apesar de boas perspectivas de produtividade, possibilidade de La Niña preocupa janela de plantio.

A StoneX aumentou sua estimativa de produção de soja no ciclo 2022/23 para 153,6 milhões de toneladas, pouco mais de 1 milhão acima do primeiro número divulgado para a safra nova em agosto, que já era um recorde.

Em sua revisão de setembro, o grupo reportou ajustes na produtividade esperada para alguns estados, como Goiás e MATOPIPA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará).

“Uma safra recorde tem espaço para ser acompanhada também de um crescimento da demanda, com destaque para as exportações, que poderiam atingir 100 milhões de toneladas”, avalia a especialista de Inteligência de Mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi.

Ana Luiza destaca que esse nível de produção abriria espaço para estoques um pouco mais elevados, estimados em 7,48 milhões de toneladas.

Ainda que o plantio não tenha iniciado, a maior preocupação é com o clima, uma vez que o fenômeno La Niña poderá ocorrer pelo terceiro ano consecutivo, afetando o regime de chuvas.
Além de o volume de precipitações tender a diminuir no Sul, em períodos de La Niña, a possibilidade de uma demora na regularização das chuvas também preocupa. Um atraso na volta das precipitações tende a resultar em atrasos no plantio.

“Com o plantio ainda não iniciado, ainda podem ocorrer muitas mudanças no balanço da soja, tanto pelo lado da oferta, quanto da demanda”, pondera a especialista da StoneX, Ana Luiza.

Fonte: StoneX

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Terça 30/04/2024

28º
Chuva
23º 28º Eugênio de Castro
23º 29º Santo Ângelo
23º 29º Caibaté
24º 29º Vitória das Missões