Notícias

SOJA

Matéria Publicada em: 10/01/2023

COLHEITA DE SOJA COMEÇA EM MT, MAS UMIDADE LIMITA RITMO, DIZ AGRURAL



Levantamento da AgRural mostra que 0,04% da área brasileira de soja estava colhida até quinta-feira (05), contra 0,2% no mesmo período do ano passado.

A colheita da safra 2022/23 de soja já caminha nas primeiras áreas dos estados de Mato Grosso e Rondônia, mas o ritmo ainda é lento devido à umidade – algo comum para o Cerrado nesta época do ano. Levantamento da AgRural mostra que 0,04% da área brasileira de soja estava colhida até quinta-feira (05), contra 0,2% no mesmo período do ano passado, quando as colheitadeiras já estavam em ação também no Paraná.

Neste ano, a colheita paranaense começará mais tarde devido ao alongamento do ciclo das lavouras do oeste e sudoeste do estado, onde o tempo encoberto do início da safra tornou o desenvolvimento das plantas mais lento. No Rio Grande do Sul, onde o plantio das últimas áreas ainda está em curso, o tempo quente e seco preocupa, mas ainda não há quebra de safra. Caso as condições continuem adversas ao longo de janeiro, porém, o potencial produtivo será reduzido. 

No resto do país, a safra se desenvolve bem até o momento e a expectativa é de boas produtividades. Em meados de dezembro, a AgRural estimou a produção de soja do Brasil em recordes 153,6 milhões de toneladas. Uma nova revisão será feita em meados de janeiro.

Fonte: AgRural

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Domingo 28/04/2024

31º
Chuva
21º 31º Eugênio de Castro
22º 30º Santo Ângelo
22º 32º Caibaté
22º 30º Vitória das Missões