Notícias

SOJA

Matéria Publicada em: 21/07/2017

SOLO ÁCIDO? NÃO FIQUE COM ESPERANÇA DE OBTER PRODUTIVIDADE



Os solos brasileiros em sua maioria são ácidos, pela sua origem e também por causa da exploração agrícola. E em terra ácida a fertilidade e, por consequência, o desenvolvimento da cultura são comprometidos. A correção, portanto, é uma prática impositiva p

Os solos ácidos abrangem praticamente todo o território brasileiro, com exceção do semiárido nordestino. A acidez diminui a disponibilidade de nutrientes como cálcio, magnésio e potássio e aumenta a solubilidade de alguns íons, que em concentração elevada são tóxicos para a maioria das culturas, como o alumínio e manganês (Frachini et al., 2001). Com isso, a fertilidade do solo também é comprometida e o ambiente de desenvolvimento das culturas apresenta desequilíbrio na disponibilidade de nutrientes para as plantas. Os fatores descritos acima fazem com que a acidez seja considerada uma das principais causas da redução do potencial produtivo dos solos tropicais (Quaggio et al., 1993)

E a calagem é um método corretivo que pode ser empregado para corrigir ou diminuir a acidez do solo. Através da aplicação de calcário (Ca/MgCO3) é possível baixar a concentração de íons hidrogênio (H+), de alumínio (Al3+) e manganês (Mn2+) e ainda elevar os teores de cálcio e magnésio na solução do solo (Malavolta, 1979)

A acidez é representada pelo índice “pH”, potencial hidrogeniônico. O pH ideal do solo para o bom desenvolvimento da maioria das culturas é por volta de 6,5, pois é a faixa de pH que apresenta a melhor disponibilidade da maioria dos nutrientes.

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Sexta 29/03/2024

29º
Parcialmente Nublado
18º 29º Eugênio de Castro
19º 29º Santo Ângelo
19º 30º Caibaté
20º 30º Vitória das Missões