Notícias

GERAL

Matéria Publicada em: 28/08/2017

ICMS PARA PRODUTOS AGRÍCOLAS



Se não houver a renovação do convênio passaremos a ter uma tributação pesada sobre o ICMS desses insumos

Os representantes da sojicultura querem a renovação do Convênio ICMS nº 100, de 4 de novembro de 1997, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que vence em 31 de outubro. O convênio reduz em 60% a base de cálculo do ICMS nas saídas interestaduais de insumos agrícolas (defensivos e sementes, entre outros) e em 30% nas de farelo.

A revalidação da medida foi defendida nesta quarta-feira (23) durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

- Se não houver a renovação do convênio passaremos a ter uma tributação pesada sobre o ICMS desses insumos, o que representará um prejuízo de R$ 13 bilhões por ano para o setor  – diz o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja e diretor da Abrosoja (Associação dos Produtores de Soja), Glauber Silveira.

Segundo ele, a câmara encaminhará documento ao ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pedindo que busque apoio das secretárias de Fazenda estaduais para renovar o convênio.

- Falam em prorrogar até dezembro, mas isso não é suficiente. -

Fonte: Mapa

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Sbado 20/04/2024

25º
Parcialmente Nublado
13º 25º Eugênio de Castro
13º 25º Santo Ângelo
13º 26º Caibaté
13º 26º Vitória das Missões