Notícias

SOJA

Matéria Publicada em: 25/10/2017

ZONEAMENTO PARA SOJA NO RS



O governo do Estado trabalha para pedir a revisão da nova metodologia do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a soja, adotada neste ano pelo Ministério da Agricultura.

O governo do Estado trabalha para pedir a revisão da nova metodologia do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a soja, adotada neste ano pelo Ministério da Agricultura. A portaria que estabelece o Zarc, publicada no dia 20 de julho pelo Diário Oficial da União, identificou pela primeira vez níveis de risco climático com detalhamentos que até então não eram utilizados.

Nove municípios gaúchos — a maioria localizada na Fronteira-Oeste foram classificados como tendo 50% de satisfação hídrica durante todas as janelas de plantio, de 21 de setembro a 31 de dezembro, o que na prática inviabiliza o acesso ao crédito e ao seguro agrícola.

Para a safra 2017/2018, uma solução provisória foi viabilizada junto com o Mapa, antes da Expointer. Porém, caso a metodologia seja mantida, produtores poderão enfrentar restrições a partir da safra 2018/2019. Segundo o diretor do Departamento de Irrigação da Seapi, Gerson Herter, ao todo, 84 municípios foram prejudicados com o zoneamento, incluindo aqueles onde ficou estabelecido apenas um decêndio (período de dez dias) em que o plantio é recomendado. Em São Gabriel, por exemplo, o período vai de 1º a 10 de dezembro. A estimativa é de que estes municípios totalizem uma área de 1 milhão de hectares.

O argumento utilizado pelo governo do Estado é o da capacidade de armazenamento de água no solo, o que segundo Herter não está sendo levado em conta pelo Ministério da Agricultura. Conforme o diretor da Seapi, os responsáveis pelo zoneamento em Brasília teriam se mostrado abertos a ouvir uma nova proposição.

- Entendemos que o Zarc não está de acordo com a realidade. Tem muitos municípios que têm um rendimento bom e estão fora do zoneamento – observa.

Um grupo de trabalho foi criado pela Secretaria da Agricultura e entidades do setor, com o objetivo de discutir uma alternativa. A próxima reunião ocorre no dia 1º de novembro, em Porto Alegre, e a expectativa é contar com a presença de represenantes do Mapa e da Embrapa.

- É o início de um trabalho para tentar gerar um zoneamento com critérios técnicos, mas adequado à realidade do que a própria ciência mostra como período de plantio ideal – afirma Eduardo Condorelli, assessor técnico do Sistema Farsul.

O zoneamento agroclimático é publicado todos os anos com o objetivo de estabelecer os riscos para o plantio de cada cultivo, conforme a região e o clima. O Mapa não se manifestou.

Fonte: Correio do Povo

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Quarta 24/04/2024

26º
Chuva
19º 26º Eugênio de Castro
20º 25º Santo Ângelo
20º 26º Caibaté
20º 25º Vitória das Missões