Notícias

SOJA

Matéria Publicada em: 16/01/2018

COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA



O avanço mensal foi de 3,77 pontos percentuais e com este desempenho as vendas estão 12,92 pontos percentuais abaixo da média para o período nas últimas cinco safras.

Os produtores de Mato Grosso venderam até dezembro 42,4% da safra de soja que está em fase inicial de colheita. O avanço mensal foi de 3,77 pontos percentuais e com este desempenho as vendas estão 12,92 pontos percentuais abaixo da média para o período nas últimas cinco safras.

Os dados constam do boletim semanal sobre o mercado de soja elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O levantamento do Imea mostra que a região que apresenta o maior percentual comercializado é a oeste, com 48,15%. As regiões que apresentaram o menor avanço foram a norte e a sudeste, “dado que exibiram as maiores quedas no preço médio negociado em relação ao mês anterior”. Os analistas observam que para o próximo mês é aguardado que as condições climáticas na América do Sul continuem pautando o mercado.

Segundo relato do Imea, na semana passada a colheita da safra 2017/18 da soja em Mato Grosso atingiu 1,29% da área estimada.

- No comparativo com a mesma semana de 2017, cerca de 5,33% da área já estava fora do campo, enquanto que, na média das últimas cinco safras, 2,9% da área apresentava-se colhida. -

Os analistas explicam que o avanço mais retraído nesta safra é decorrente dos atrasos na semeadura da soja e, principalmente, dos grandes volumes de chuvas registrados em grande parte do Estado.

- De maneira geral, a região mais avançada é a oeste, com 3,02% da área total colhida, por ser maior região produtora de algodão em MT  – dizem eles.

As regiões com menor avanço são a nordeste, que ainda não apresenta reportes de colheita, e em seguida a região sudeste, que está com apenas 0,82% da área total colhida.

- Espera-se que a colheita ganhe volume a partir da segunda quinzena de janeiro. Apesar disso, as previsões climáticas apontam significativos volumes de chuvas neste período, podendo refletir nos trabalhos de campo – dizem os técnicos.

Fonte: Revista Globo Rural

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Tera 23/04/2024

27º
Chuva
17º 26º Eugênio de Castro
17º 27º Santo Ângelo
17º 27º Caibaté
17º 27º Vitória das Missões