Notícias

GERAL

Matéria Publicada em: 15/05/2019

DÓLAR TOCA R$4,02 PELA 1ª VEZ NO ANO COM DADOS FRACOS DE CHINA E EUA



O dólar subia ante o real nesta quarta-feira, tendo superado o patamar de 4,02 reais pela primeira vez no ano, em meio à renovada aversão ao risco após a divulgação de dados fracos sobre a economia chinesa e queda inesperada nas vendas no varejo dos Estad

O dólar subia ante o real nesta quarta-feira, tendo superado o patamar de 4,02 reais pela primeira vez no ano, em meio à renovada aversão ao risco após a divulgação de dados fracos sobre a economia chinesa e queda inesperada nas vendas no varejo dos Estados Unidos em abril. Às 10:18, o dólar avançava 1,02%, a 4,0163 reais na venda.

Na máxima da sessão, a moeda tocou 4,0225 reais. O dólar futuro ganhava cerca de 1% neste pregão. Na véspera, a moeda norte-americana encerrou com variação negativa de 0,09%, a 3,9758 reais na venda. A moeda norte-americana acelerou a alta após dados que mostraram uma queda inesperada de 0,2% nas vendas no varejo dos EUA em abril, enquanto pesquisa Reuters projetava aumento de 0,2%.

“A frustração das expectativas faz preço e se soma ao cenário de alta tensão no âmbito comercial, alimentando a falta de ‘coragem’ de investidores em ensaiar uma recuperação mais expressiva dos principais ativos de risco globais após delicadas sessões recentes”, disse a corretora H.Commcor em nota.

No entanto, a expectativa de que o governo chinês atuará com novas medidas de estímulo, pressionado também pela guerra comercial com os EUA, traz certo alívio e, se confirmadas tais medidas, podem beneficiar ações e moedas emergentes. A disputa comercial ainda permanece no radar, mas fica em segundo plano após declarações conciliatórias do presidente norte-americano Donald Trump, na véspera.

Do lado doméstico, o mercado segue monitorando o noticiário político em dia que deverá ser marcado por manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro devido a cortes nas verbas das universidades públicas. No fim da terça-feira, parlamentares da oposição e do centrão se uniram e conseguiram aprovar uma convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que deverá ir à Câmara para explicações sobre o contigenciamento.

“Toda a história com o ministro da Educação, com a possibilidade de greve por conta do corte no MEC e a decisão unânime da Câmara em chamá-lo sugere mais um ponto de fraqueza do governo”, afirmou a estrategista de câmbio do Banco Ourinvest, Fernanda Consorte. Bolsonaro e alguns de seus ministros, incluindo o da Economia, Paulo Guedes, viajam aos Estados Unidos nesta quarta-feira.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

Fonte: Reuters

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Quinta 28/03/2024

29º
Parcialmente Nublado
18º 29º Eugênio de Castro
19º 29º Santo Ângelo
19º 30º Caibaté
20º 30º Vitória das Missões