Notícias

SOJA

Matéria Publicada em: 24/02/2020

RS: 46% DO MILHO JÁ FOI COLHIDO E SOJA TEM DESENVOLVIMENTO



Segundo levantamento técnico, a produtividade obtida é melhor nas áreas semeadas no cedo e no norte do Estado, ao contrário do que foi plantado no tarde e sofreu mais com os efeitos da estiagem.

O Rio Grande do Sul já colheu praticamente a metade da safra de milho, informou a Emater/RS-Ascar. Segundo levantamento técnico, a produtividade obtida é melhor nas áreas semeadas no cedo e no norte do Estado, ao contrário do que foi plantado no tarde e sofreu mais com os efeitos da estiagem.

O boletim informa que já foram colhidos 46% da área cultivada. Ainda há 11% das lavouras em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 8% em floração, 18% em enchimento de grãos e 17% pronto para colher.

Largada para a soja
O desenvolvimento da soja foi moderado no período da última semana, variando conforme a ocorrência das chuvas nas regiões. Nas áreas onde as precipitações atingiram volumes adequados, as perspectivas de produtividade são normais.

Já nos locais onde o volume foi menor ou nas quais não ocorreram precipitações, a soja apresenta sintomas de déficit hídrico e aponta para redução na produtividade, de acordo com a Emater/RS-Ascar. As primeiras lavouras começam a ser colhidas e já atingem 1%. A cultura está 8% em fase de desenvolvimento vegetativo, 27% em floração, 58% na fase de enchimento de grãos e 6% maduro e por colher.

Arroz promissor

As lavouras de arroz estão com bom desenvolvimento, segundo os técnicos. O calor e boa radiação solar favoreceram a cultura.

Os primeiros resultados da colheita, que atinge 3% das áreas cultivadas, indicam ótimas produtividades na Fronteira Oeste e produtividade dentro da média nas demais regiões.

De acordo com a Emater/RS-AScar, a cultura encontra-se 10% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 33% em floração, 35% em enchimento de grãos e 19% em maturação.

Fonte: Globo Rural

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Quinta 25/04/2024

26º
Chuva
18º 26º Eugênio de Castro
19º 26º Santo Ângelo
19º 26º Caibaté
20º 26º Vitória das Missões