Notícias

GERAL

Matéria Publicada em: 05/05/2020

DÓLAR RONDA ESTABILIDADE ANTE REAL COM POLÍTICA INTERNA COMPENSANDO OTIMISMO NO EXTERIOR; INVESTIDOR



O dólar rondava a estabilidade contra o real nesta terça-feira, um dia antes da divulgação da decisão de política monetária do Banco Central, com os ruídos políticos domésticos compensando o dia de maior apetite por risco no exterior.

O dólar rondava a estabilidade contra o real nesta terça-feira, um dia antes da divulgação da decisão de política monetária do Banco Central, com os ruídos políticos domésticos compensando o dia de maior apetite por risco no exterior. Às 10:41, o dólar avançava 0,05%, a 5,5249 reais na venda. O contrato mais líquido de dólar futuro caía 0,40%, a 5,5345 reais. Nesta sessão, os mercados internacionais voltavam as atenções para países como a Itália e alguns Estados norte-americanos, que começam a relaxar medidas de isolamento em casa a partir desta semana. A esperança de reabertura da economia elevava as expectativas de aumento da demanda por petróleo, o que melhorava o sentimento e colaborava para apostas mais arriscadas entre os investidores estrangeiros.

Divisas emergentes ou ligadas a commodities, como rand sul-africano, peso mexicano e dólar australiano, pares do real, registravam ganhos contra a moeda dos EUA nesta terça-feira. No entanto, o clima doméstico no Brasil segue incerto após semanas de tensões entre os poderes e a saída de Sergio Moro do cargo de ministro da Justiça. “No mercado local, informações de que o ministro Celso de Melo, do STF, poderá levantar ainda hoje o sigilo do depoimento do ex-ministro Sérgio Moro têm potencial para manter os agentes econômicos na defensiva e manter o viés de valorização do dólar ante o real”, disse em nota Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora.

“Já vamos continuar convivendo com dados macro ruins (…), e, no caso brasileiro, acrescenta-se ainda o cenário político”, disse à Reuters Denilson Alencastro, economista-chefe da Geral Asset, sobre os movimentos do câmbio. “Os rumos são difíceis de prever após a saída do ex-ministro Sergio Moro.” Enquanto isso, os investidores ainda esperam o resultado da reunião de política monetária do Copom, que será divulgado na quarta-feira. Segundo pesquisa da Reuters, a expectativa é de mais um corte da Selic, a nova mínima histórica de 3,25%. Os cortes sucessivos da taxa têm sido fator de pressão sobre o real, uma vez que reduzem os rendimentos de investimentos atrelados aos juros básicos, tornando o Brasil menos atraente quando comparado a países com juros maiores e nível de risco semelhante.

No ano de 2020, o dólar acumula alta de cerca de 37% contra a moeda brasileira. Na segunda-feira, a moeda norte-americana à vista teve alta de 1,55%, a 5,5224 reais na venda. O Banco Central ofertará nesta sessão até 10 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem, com vencimento em setembro de 2020 e janeiro de 2021.

Fonte: Reuters

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Sexta 18/04/2024

23º
Parcialmente Nublado
10º 23º Eugênio de Castro
12º 22º Santo Ângelo
10º 23º Caibaté
12º 23º Vitória das Missões